Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, que constituem em valorizar as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO:1- O EU, O OUTRO E O NÓS
Neste campo de experiência a criança aprende a respeitar e
expressar sentimentos e emoções; Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
expressar sentimentos e emoções; Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
PODE-SE TRABALHAR:
- Rodas de conversa;
- Brincadeiras coletivas;
- Cuidados pessoais;
- Jogos simbólicos;
- Reflexões, etc.
Neste campo de experiência a criança aprende a reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis; Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo; Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.
PODE-SE TRABALHAR:
- Jogos de imitação e Jogos coletivos;
- Dramatizações;
- Danças;
- Atividades motoras, etc.
Neste campo de experiência a criança aprende a discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva; Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.
PODE-SE TRABALHAR:
- Blocos lógicos;
- Músicas;
- Desenhos;
- Escrita;
- Teatro e imitações;
- Jogos geométricos coloridos;
- Pintura, etc.
4- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Neste campo de experiência a criança aprende a expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios; Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida. Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
PODE-SE TRABALHAR:
- Leitura de histórias;
- Identificação de expressões faciais;
- Ouvir, compreender, contar, recontar narrativas;
- Jogos simbólicos;
- Consciência fonológica, etc.
5- ESPAÇOS, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Neste campo de experiência a criança aprende a utilizar as partes da Matemática e também da Ciência como: noções de grandeza , espaço e medidas como meio de comunicação de suas experiências; Utilizar unidades de medida e noções de tempo, para responder a necessidades e questões do cotidiano; Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação.Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
PODE-SE TRABALHAR:
- Calendários;
- Menor, maior e igual;
- Curto e comprido;
- Gráfico simples;
- Fenômenos da natureza;
- Desenhos e símbolos;
- Contagem de objetos, etc.
Referência
(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017)
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